desgasto de articulações: O esporte é culpado?

O medo da má execução técnica dos movimentos esportivos é um dos principais temores do atleta iniciante. É especialmente por isso que um grande número de pessoas que estão voltando à atividade física procuram um treinador esportivo profissional. A prática esportiva está diretamente ligada ao desgaste de nossas articulações? Existe o risco de acabar “de joelhos” depois de muitos anos de prática? Resposta neste artigo.

Introdução

A osteoartrite afeta 17% dos franceses, ou mais de 10 milhões deles. É definido como uma degradação da cartilagem óssea nas articulações. Esta doença articular parece ser o resultado de vários fatores:

  • Hereditariedade : especialmente para osteoartrose das mãos.
  • UMA excesso de pressão : sobrepeso, obesidade, transporte de cargas pesadas, bem como prática física intensa e traumática (esporte de contato, saltos repetidos, mudança violenta de direção, etc.)
  • Era : a osteoartrite afeta 65% das pessoas com mais de 65 anos e apenas 3% das pessoas com menos de 45 anos.
  • Algum doenças articulares como artrite reumatóide, osteonecrose, etc.
  • De anormalidades anatômicas assim como trauma articular (fraturas, luxação, entorse, etc.)

Podemos, portanto, ver que o excesso de esporte e / ou muita intensidade parece contribuir para a degradação de nossas articulações, mas esses não são os únicos fatores de risco. Muitas causas são observadas para patologias articulares (por exemplo, excesso de peso combinado com uma fratura antiga do pé). Obviamente, a osteoartrite não é a única patologia articular conhecida.

Os limites da teoria do desgaste da junta:

Obviamente, todo corpo vivo se desgasta e não somos imortais! Há, no entanto, uma enorme diferença entre a pessoa que manterá um estado de boa forma física decente até o fim da vida e a pessoa que sentirá muitas dores musculares e articulares ao longo da vida.

A lógica dessa teoria do “desgaste” das articulações seria, portanto, dizer que quanto menos faço, menos gasto minhas articulações. Infelizmente, essa teoria se revelou errada porque muitos estudos científicos mostraram deterioração precoce em pacientes sedentários.

Ao contrário, uma melhora na saúde das articulações foi observada em muitos pacientes que seguiram uma retomada gradual da atividade física. Na verdade, o fortalecimento muscular adaptado previne e alivia a dor nos pacientes. Muitos profissionais de saúde incluem atividade física e perda de peso em suas recomendações. Na verdade, esses são dois fatores principais que permitem aliviar a dor dos pacientes, mesmo em caso de dores nas articulações.

articulações e esporte

Os benefícios da atividade física adaptada em pessoas com doenças nas articulações

Enquanto descanso e inatividade eram preconizados anteriormente para pessoas com patologias articulares (osteoartrite, artrite, etc.), hoje são oferecidas atividades físicas adaptadas ao paciente que sofre. Vários motivos para isso:

  • A prática regular de uma atividade física adaptada reduz a risco de obesidade o que é um agravante das patologias articulares tornando-as mais dolorosas e frequentes.
  • Atrofia muscular (diminuição do volume muscular), bem como fraqueza da junta inativa também contribui para o aumento da intensidade e frequência da dor.
  • O ganho em força o músculo estabilizaria e protegeria a articulação de certas patologias (hemartrose).
  • O fator social e o combate ao isolamento do paciente também é destacado por muitos profissionais de saúde. O esporte costuma ser um vetor de vínculos sociais, pois cria um sentimento de pertencimento ao grupo.

O que fazer em caso de dor articular aguda?

Se você tem fortes dores nas articulações, a primeira coisa a fazer é ter um reveja a situação com o seu médico atender quem irá encaminhá-lo ou não a um especialista. Além disso, ele provavelmente irá aconselhá-lo a manter uma atividade física não dolorosa, as principais das quais estão na lista abaixo:

  • Natação / aquabiking.
  • A bicicleta.
  • Pilates ou ioga.
  • O remador.
  • Construção de músculos.

Todas essas atividades físicas são dadas a título de exemplo e não representam de forma alguma um conselho específico. É apropriado que cada leitor consulte um médico antes de iniciar um esporte.

Como qualquer prática esportiva inteligente, as seguintes regras de bom senso devem ser observadas:

  • A atividade física em questão não deve não desencadeia dor animada (durante ou após o exercício).
  • Intensidade e a volume são fatores para aumentar gradualmente e deve fazer parte de um programa de esportes coerente e adaptado aos objetivos do praticante.
  • O praticante deve ser capaz de se exercitar gesto técnico suficiente para não interferir em sua integridade física. Se necessário, é aconselhável chamar um especialista em aptidão física.
  • Pessoas com sobrepeso / obesidade devem preferir um prática física em aterro (atividade em que o peso corporal é aliviado, por exemplo, remo ou natação) para não sofrer a sua desvantagem ao retomar o treino desportivo.
  • Certifique-se de fortalecer seu corpo de forma homogênea e principalmente do ponto de vista muscular e articular. Com efeito, se tomarmos o exemplo do tênis, é relativamente fácil observar um certo desequilíbrio ligado a essa prática esportiva. Um programa complementar de construção muscular pode então assumir todo o seu significado. Uma articulação homogeneamente reforçada muitas vezes apresenta uma atenuação do risco de patologias e, portanto, de dores nas articulações.
  • Respeito períodos de recuperação adaptados até nossos esforços físicos.

Em conclusão

Embora muitos esclarecimentos ainda sejam necessários quanto à degradação das nossas articulações, a atividade física adaptada não parece deletéria para eles. Pelo contrário, muitos benefícios estão associados a ela, como articulações mais estáveis ​​e mais fortes, com menos risco de osteoporose e muitos outros benefícios. Por outro lado, prática imprudente ou arriscada (fraturas, entorses, etc.), talvez um fator agravante no desgaste articular. Portanto, é necessário medir os benefícios / riscos de acordo com nossas capacidades ao escolher nossas atividades físicas sem medo de desgaste articular.

martelo filippe

Detentora de uma licença STAPS, optei por me orientar pela minha paixão: ensinar através da profissão de treinador desportivo em sessões individuais e adaptadas aos objectivos da pessoa (preparação física, perda de peso, prova física, etc.).
Há quase 10 anos que estou totalmente investido nesta profissão e é com prazer que partilho todas as minhas competências e a experiência adquirida!

https://www.athletes-temple.com/musculation/le-sport-use-t-il-nos-articulations/: Source link

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